quarta-feira, 19 de setembro de 2018

INSTANTÂNEOS - XVII





























Desenho: Fernando Micaelo

Quando se caminha em longas tiradas, numa orografia enrugada como é a da Galiza, as paragens técnicas são momentos apreciados, desde logo, para repor níveis. Nestes nossos globalizados tempos, são igualmente aproveitados para actualizar as redes sociais.

Entre San Román de Retorta e Melide, no Caminho Primitivo, às exigentes subidas seguiam-se não menos exigentes descidas com inclinações de dar cabo de qualquer joelho menos robusto. A mudez aconselhada pela íngreme subida de quase 2 km que acabara de ser vencida transformou-se em tagarelice descontraída à vista da esplanada que nos surgiu a meio de uma pequena descida ladeada por frondosos carvalhos e castanheiros.

Conferido que havia “wifi” disponível, os pequenos aparelhos rectangulares saltaram rapidamente das mochilas e, antes de mais nada, urgente mesmo, era preciso introduzir a senha mágica. Suplicada a dita à senhora dona do estabelecimento, ela respondeu seca e ar sério:

- primeiro toma algo!

Xaime ainda ensaiou que sim senhora nós iriamos pedir bebidas para todos mas se pudesse fazer o favor de adiantar a senha…

- primeiro toma algo!, repetiu ríspida a galega, regressando para dentro a aviar outros clientes.

Algo consternados, não habituados a atitudes deste jaez por parte do bom povo galego, não havia outro remédio senão encomendar as 1906 Reserva e os chupitos de hierbas para ter direito à preciosa senha. Quando a senhora voltou a dar-nos atenção, ouvido o pedido de abastecimento líquido e requerida novamente a senha, ela comunicou, meio divertida:

- primeiro toma algo, todo xunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário