domingo, 17 de maio de 2015

INSTANTÂNEOS - XIII

Interior é Interior e a desertificação é cada vez mais uma das suas características. Recentemente, os académicos estudiosos da problemática têm concordado em referir-se a esse "Interior" como "territórios de baixa densidade" o que também é bonito. Os políticos, habitualmente mais criativos, acrescentaram um elemento que alcandora o conceito ao topo e passaram a falar em "territórios de baixa densidade mas" ... (atenção ao pormenor) "com elevado potencial". Seja como for, estamos em territórios onde não há gente e os serviços escasseiam, entendendo-se estes (neste particular) como estabelecimentos comerciais de comeres e beberes, de pasto, se se preferir, tabernas, para os menos esquisitos. Para caminhantes com o espírito que estes invocam e praticam, essa rarefação representa um percalço, tão grave como uma borrega junto ao pododáctilo maior do pé direito.

Caminhava-se já há bem mais do que um par de horas na companhia quase exclusiva de passarinhos a cantar, pinheiros e eucaliptos, os caminhantes clamavam por descanso, alguns dispunham-se mesmo a trocar o seu reino por uma cerveja quando arrivámos a Serra de Baixo, pequeno lugarejo onde a D. Natália possui um pequeno café e minimercado. Eis que lhe entram porta adentro uma dúzia de clientes, sedentos, algo barulhentos. Foi visível o seu incómodo e hesitação perante a catadupa de pedidos:

- uma sagres média fresquinha para mim;
- outra para mim, urgente;
- eu antes quero mine;
- não tem super bock?
- são dois cafés para aqui;
- arranje-me um Martini, por favor, com 2 pedras de gelo;
- ó minha senhora, para mim pode ser um traçadinho branco bem fresco.

As caricas foram saltando e as garrafas vazias iam-se alinhando em cima do balcão. Para cima da mesa saltaram croquetes, empadas, pão, queijo, borrachões... O destaque, porém, foi para o chouriço apresentado por João Dias, que ele se encarregou de apregoar como caseiro e de excelente qualidade, saído das mãos e da arte em extinção da sua senhora sogra. Perante tal publicidade, atiraram-se os apreciadores ao dito. Unanimemente, confirmaram a qualidade extra do produto, recomendando ao João Dias que estimasse a senhora sua sogra, de maneira a que ela continuasse a presenteá-lo com tais iguarias. Sai-se então este genro ingrato:

- Não é preciso, que eles aparecem lá em casa na mesma. Eu até já lhe disse: olhe, sogra, nem que você me oferecesse um chouriço todos os dias, não me pagava o mal que me fez.

O estado de espírito dos caminhantes ia em crescendo, por via do ambiente descontraído, as forças iam-se retemperando à conta do reforço alimentar mas também do descanso. D. Natália, essa, continuava atarefada a retirar caricas e a alinhar garrafas vazias em cima do balcão. Notou-se algum desapontamento no seio do grupo quando ela veio anunciar, timidamente, algo envergonhada mesmo:

- Vocês desculpem, mas já não tenho mais cerveja fresca.


Sem comentários:

Enviar um comentário